Time Crisis 4 – PS3 – Review

Um clássico para a nova geração!
Se você gosta ou gostava de fliperamas com certeza já ouviu falar de Time Crisis. Essa conhecida série da Namco já divertiu vários fãs por diversas horas, graças aos três títulos anteriores da série. O sucesso de Time Crisis é tão grande que o mesmo depois foi responsável pelo lançamento da pistola e conseqüentemente de outros games no mesmo estilo para as plataformas da Sony.
Agora, depois de um bom tempo, a Namco Bandai mostra ainda acreditar num gênero que as demais empresas abandonaram, que são os games de pistola. Chega Time Crisis 4, uma versão para console do último arcade lançado, porém com muito mais novidades do que o simples modo visto nos fliperamas, que tornarão o jogo ainda mais divertido de ser jogado.
Claro que o primeiro modo que é logo visto quando você ligar o console é o arcade mode. Seja para um ou dois jogadores, você poderá escolher entre um dos membros de uma força tarefa, Giorgio Bruno ou Evan Bernard. Esses dois protagonistas saem da Califórnia para deter uma organização terrorista conhecida como W.O.L.F., que ameaça utilizar uma arma biológica com o potencial de destruir tudo pelo seu caminho. Graças a isso, esses terroristas estão utilizando o planeta como refém e caberá a você acabar com a alegria deles.

Para auxiliá-lo em sua missão, você contará com diversas armas, podendo trocar entre uma e outra durante o jogo, diferente dos outros títulos da série onde você só conseguiria uma nova arma ao encontrá-la na fase, que mesmo assim durava pouquíssimo tempo. Agora, saiba revezar e maneirar no uso delas, pois as balas de todas as armas, com exceção da handgun, acabaram rapidamente! Você poderá recarregar seu arsenal atingindo os adversários que utilizam o uniforme amarelo, porém esses normalmente virão cercados de guardas inimigos, para dificultar sua missão, e esses ainda atacarão você para que você não tenha como ter tempo para atingir o de uniforme amarelo. Menos mal que você também poderá utilizar de manobras defensivas, uma vez que você poderá utilizar do cenário para obter cobertura, evitando grande parte dos disparos adversários e recarregando suas armas ao mesmo tempo. Essa função será ainda mais útil nas partes onde você tem que girar o cenário, pois você estará sendo atacado de diversos lados, utilizando do cenário para se cobrir dos disparos que você ainda não está vendo de onde estão vindo. O esquema de câmeras nesses momentos poderá ser um pouquinho trabalhoso, mas depois que você se acostumar com eles tudo se tornará mais divertido.
Com isso, muitos podem ficar com a impressão que a única essência do jogo e sobreviver até conseguir chegar até o final, porém há mais do que apenas isso. Cada sessão do jogo tem uma contagem de tempo e os jogadores têm que eliminar os inimigos na tela para conseguir prosseguir, caso contrário, perde-se uma vida. Tiros mais precisos ou atingir um adversário várias vezes rendem bônus. E se você utilizar a arma correta para derrotar certos inimigos, você conseguirá ainda mais bônus e mais munição para aquela arma, uma vez que o jogo dará a dica da “Best Weapon” que você deverá utilizar. Além de tudo isso, você poderá conseguir até mais continues, além dos três que você já tem desde o início do jogo.
Por mais que esse seja um game curto (aproximadamente 1 hora), você terá um replay muito legal com ele, graças a o que você vai liberando a cada vez que joga. Novas dificuldades e ajustes para as fases que combinadas com as diversas formas de bônus, farão as disputas com amigos ficarem bastante animadas. Time Crisis 4 para Playstation 3 também acompanha o modo “Complete Mission”, um modo que contém elementos de jogos de tiro em primeira pessoa juntamente com elementos do sistema visto no Arcade Mode. Nesse modo, você será o Capitão William Rush, um membro do exército que fora enviado para deter uma ameaça terrorista. Rush é o típico exemplo do exército de um homem só, já que ele leva consigo um vasto arsenal que inclui metralhadoras, granadas, faças e aparelhos ultra-sônicos. Diferente do Arcade Mode, você utilizará cada um dos botões da GunCon (a pistola que acompanha o jogo) para saltar barricadas, obter cobertura e demais ações desse protagonista. E o mais legal é o fato de você controlar os movimentos de Rush, ao invés de apenas seguir os movimentos do protagonista para atirar, como no modo tradicional. Com isso, você mesmo terá que explorar os ambientes, pegar itens e concluir seus objetivos.

Pena que é possível ver pequenas falhas nessa novidade, como os slowdowns em cenas com vários inimigos ao mesmo tempo, ou o fato de Rush se regenerar caso fique parado( mesmo que atirando, bastando ficar no mesmo lugar), o que pode ser útil em alguns momentos, mas mais parece algo tirado de um Halo ou qualquer outro desses jogos de primeira pessoa onde seu personagem regenera sem a necessidade de itens de cura. Isso é ainda mais estranho quando você chega a áreas que têm itens de cura! Vários itens de cura...
Time Crisis 4 ainda tem uma série de galerias de tiro, repletas de mini-games. Você também terá as missões Single-Player, que poderão ser acessadas depois que você completar o modo arcade e as “Complete Missions”. Nelas você terá missões simples ambientadas em locais já vistos nos outros modos de jogo. São aquelas missões clássicas onde você terá que mostrar sua destreza e reflexos, tendo que acertar os alvos corretos, entre pessoas inocentes, ou derrotando vários adversários num certo período de tempo. Com isso, cada vez que você completar uma dessas missões, você liberará ainda mais elementos para as missões do jogo, o que adiciona ainda mais replay ao jogo.  O que também acontece com os 18 mini-games para um ou dois jogadores.
No geral, a jogabilidade é bem simples, problema mesmo é se acostumar com a complexibilidade da GunCon 3. Ela vem com seis botões e dois analógicos, que às vezes podem ficar entre você e a jogabilidade, atrapalhando um pouco as coisas. Sem falar que a pistola não tem Bluetooth, e você será obrigado a utilizar o cabo USB para poder conectá-la ao PS3, o que é uma lástima já que estamos falando do PS3, onde até as guitarras de um Guitar Hero da vida já são wireless. Você também poderá jogar Time Crisis 4 com o Sixaxis, mas você perceberá que esse sim é bem mais estranho que a pistola. Isso graças ao fasto da mira do Sixaxis ser um pouco mais rápida, mas os disparos são bem mais lentos, já que o jogo está preparado para se espelhar nos disparos feitos na tela.
O aspecto gráfico não é um problema, mas não é ainda digno de um PS3. Não me entenda mal! Os personagens  são até bem detalhados e bem feitos e é fácil distinguir os tipos de adversários que existem no jogo, mas o jogo não demonstra gráficos dignos de outros jogos já mostrados para o console ou dos que o Playstation 3 é capaz de produzir e combinando isso ao fasto de vermos alguns slowdowns, dá para ficar um pouco decepcionado com o aspecto gráfico. Os efeitos de som são até legais, entretanto limitados. As armas até tem sons distintos, mas não necessariamente baseados nos modelos reais, o que poderia ter adicionado um “quê” a mais no jogo. E o acréscimo de vozes nos personagem é até interessante, já que essa é a primeira vez, mas nada muito impressionante.
Mesmo com esses detalhes, Time Crisis 4 é um bom jogo, que tem uma bom quantidade de elementos extras fazendo com que o elemento replay seja vasto e atrativo. Juntando isso com o novo modo no estilo FPS, o jogo ganha um novo ar e quem sabe um lugar merecido na sua coleção de games. Se você gosta dos games dos fliperamas, com certeza vai gostar desse título para seu console.

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