Bioshock foi, para muitos, o jogo do ano de 2007. Na época o mesmo estava disponível para Xbox 360 e PC, esse jogo, que coloca você numa sinistra aventura shooter, foi aclamado por toda a crítica como um dos melhores exclusivos do Xbox 360. Porém aqui está uma prova de que a exclusividade está chegando ao fim. Bioshock chega ao Playstation 3 um ano após seu lançamento inicial, com interessantes extras para que os proprietários de um Playstation 3 entendam porque Bioshock é tão bom assim.
Como já diz a celebre frase do jogo, “Bem-vindo a Rapture”! Essa cidade, onde o jogo se passa, era inicialmente uma idéia utópica, um experimento para cientistas e artistas, uma cidade embaixo d’água onde tais membros poderiam pesquisar e criar sem medo de repressões. O Bioshock se passa em 1960, e seu personagem é um jovem homem que acaba ficando preso em Rapture após a queda de seu avião no meio do oceano. Ao se livrar as ferragens do avião, ele busca refúgio em Rapture, uma enorme cidade submarina, desenhada para que as pessoas que nela vivesse estivessem livres de conceitos da sociedade, religião e quaisquer outras idéias que mantêm as pessoas presas, sem a capacidade de demonstrar todo seu potencial. Pelo menos essa era a visão de seu criador, um homem conhecido como Andrew Ryan, um homem com um ideal, que acaba falhando horrivelmente!
Na medida em que você explora Rapture, você percebe que a cidade está caindo aos pedaços, e você será forçado a lutar para sobreviver contra as ameaças dos habitantes restantes. E nesses pontos Bioshock para Playstation 3 é idêntico às versões de Xbox 360 e PC. Em Bioshock, você vai adquirindo novos poderes, que alteram seu DNA para conceder-lhe poderes, como a capacidade de atear fogo em adversários ou no ambiente, disparar raios das mãos, etc. Esses poderes será ode grande auxílio, principalmente se você está interessado em ver o que a versão de PS3 tem de diferente.
Agora, após pacientes 10 minutos de instalação, será possível ver um novo modo chamado “Every Bullet Counts”, que funciona como um modo Survivor, é não apenas limitado por batalhas. Diferente dos demais modos do jogo, esse modo realmente lhe obrigará a sobreviver, já que você terá um reduzido número de balas à sua disposição enquanto tenta chegar ao final do jogo como qualquer outra dificuldade (easy, normal e hard). Você poderá mudar para qualquer um dos três outros modos de jogo a qualquer momento, caso o Survivor torne-se complicado demais para você. Afinal, às vezes você pegará uma arma no chão, contendo somente uma única bala, e os itens para restaurar seu life ou sua EVE (material genético, que servem como uma espécie de munição para os poderes de alteração genética que você adquire com o tempo) não recuperam lá muita coisa, como o que acontece nos demais modos (isso sem mencionar a curta quantidade de dinheiro que esse modo libera).
Velhos elementos do jogo estarão ainda mais desafiadores. Inimigos como os splicers e outros que você enfrentará estarão bem mais espertos! Antes eles recebiam vários tiros de graça, porém agora estarão mais espertos, sempre buscando cobertura ou uma estação de cura, quando estiverem em perigo. Os Big Daddies então! Atacam agressivamente e causam bastante dano antes de morrerem, fazendo de tudo para proteger as “Little Sisters” (pequenas garotas corrompidas para coletar ADAM para eles. Essa substância lhe dará ainda mais poderes). Por isso, fique esperto! Você terá que utilizar mais itens e combinações de Power-up, para gastar menos EVE antes de tentar esse novo modo. É realmente um desafio e nada fácil! E se você ainda não sabe, ao derrotar um Big Daddie, você terá que escolher se salvará ou não uma Little Sister. Se sim, receberá menos ADAM, mas salvará uma vida inocente, agora se quiser acabar com elas, mais ADAM, porém sua consciência...
Outro interessante fator além do modo Survivor e total suporte aos troféus do Playstation 3, algumas melhorias foram realizadas na jogabilidade. O mini-game de hackeamento, que você utiliza para converter câmeras de segurança, metralhadoras turret e para abrir cofres, está mais fácil de ser jogado no Playstation 3, graças ao D-Pad do joystick do PS3. O jogo também contará com novos plasmids, que estarão disponíveis via download alguns meses depois do lançamento do jogo. Um exemplo será o Sonic Boom, um plasmid de ataque que empurrará inimigos com toda força e que estará de fácil acesso (esse mesmo, logo no primeiro estágio do jogo)!
E as novidades não param por aí! A versão de Playstation 3 de Bioshock terá ainda mais conteúdo exclusivo para download. A novidade fica por conta dos “Challenge Rooms” (salas desafio), onde você verá terá uma nova oportunidade de desafio em Rapture, com quebra-cabeças, situações a serem resolvidas e demais desafios propostos para entreter ainda mais o jogador de Bioshock. Pena que ainda não foi revelada a data quanto essa novidade estará disponível, mas o fato de saber que essa é uma novidade real que estará disponível em breve dá ao jogador de Bioshock uma garantia de replay (muito em breve)!
Pena que a 2K Games não prestou atenção em algumas falhas que deveriam ter sido resolvidas nesse tempo que separou a versão anterior do game a essa. Ainda há slowdowns no jogo e em uma freqüência perceptível. Se a tela estiver com uma quantidade razoável de adversários então, até uns três segundos (ou mais) de slowdowns serão perceptíveis (principalmente se houverem explosões). Há outros probleminhas também relacionados a itens, que ficam difíceis de serem pegos no chão, principalmente em se tratando das armas, que estão totalmente visíveis ao chão quando um oponente é derrotado, mas que às vezes são impossíveis de serem pegas para que você possa ter mais munição. Já que essa era para ser considerada a experiência definitiva no universo de Bioshock, nada mais justo que ter esses problemas resolvidos antes do lançamento, não?
Os visuais do jogo também receberam uma considerável melhoria, mas esse elemento também sofre de velho e impreciso trabalho de textura. A 2K Games disse que queria aproveitar a quantidade de informação que pode ser colocada dentro de um disco de Blu-Ray, porém é possível notar certas cenas cinematográficas dentro do jogo que tiveram melhorias feitas às pressas, tanto que tais cenas ficam melhores de serem vistas na versão de Xbox 360! Isso não tira a beleza do jogo, que não é pouca, todavia deixa a desejar.
Mesmo com tais pequenos deslizes, tenha certeza de uma coisa, se você nunca visitou os corredores de Rapture e (ou) estava esperando a versão de Playstation 3 para fazer isso, vá em frente! A versão de Bioshock para o console da Sony é divertida, tem uma ótima história e uma tonelada da mais pura ação! Se você já jogou, no entanto, e esperava a versão definitiva, bem não ficou bem assim, porém você terá novos desafio, como o modo Survivor e as Challenge Rooms, adicionando um bom replay. Afinal de contas, Bioshock é Bioshock, ou seja, imperdível!
Plataforma: Playstation 3
Data de Lançamento: 21 de outubro de 2008
Distribuída por: 2K Games
Desenvolvida por: 2K Games
Gênero: Shooter
ESRB Rating (censura): Madura (acima de 17 anos)
Nota: 9.0 / 10.0
Fonte de vídeo: YouTube
Redator: Jeancarlos Silva Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por deixar um comentário, volte sempre.